Quais medidas de segurança você pode adotar no seu comércio no período de quarentena?

Durante o período de quarentena em razão da pandemia de Covid-19 as ruas ficam mais vazias que o habitual, na cidade de Salvador e em várias cidades do mundo, além disso com a maioria dos comércios fechados o ambiente torna-se propicio para arrombamentos e roubos, isso preocupa muito os empresários do setor e moradores da região.

Segundo o especialista em segurança eletrônica e patrimonial Juan Pastorini roubos podem aumentar em mais de 10% no período de isolamento social.

Hoje temos dos cenários bem definidos causados pela pandemia, cenário número um (comércios fechados) cenário número dois (ruas vazias), tudo torna-se mais vulnerável por causa da escassez originada pela incerteza do que vai acontecer.

Eu acredito que não somente lojas fechadas com estoque serão alvo de roubos mais também vamos ter uma mudança na forma de agir dos bandidos, exemplos de pessoas que solicitam entrar no estabelecimento casa ou condomínios informando serviços de manutenção ou funcionários de algum ente público tipo prefeitura ou área de saúde por isso neste artigo trago orientações de segurança para evitar e reduzir eventos não esperados gerados por bandidos.

Como evitar um roubo em uma empresa fechada pela quarentena?

Vale ressaltar que num comércio tipo loja ou galpão na maioria dos casos sempre tem um estoque mínimo, isso é o que torna-se mais atrativo para os ladrões, por isso temos que entender que existem alguns tipos de sistemas que podem ajudar nesse combate: câmeras, alarme físico e virtual, além de cercas perimetrais e controle de acesso biométrico. Esses sistemas não tornarão o seu negócio imune ao crime mas com certeza menos vulnerável.

Por isso vou narrar uma história real que aconteceu com um lojista alguns anos atrás (2009), a loja dele era pé de rua dentro do estabelecimento tinha um pequeno estoque que abastecia um mês de vendas ele decidiu colocar câmeras de segurança e eu como consultor ofereci também um sistema de alarme para complementar o sistema de câmeras, porém no dia ele informou que não queria o alarme e que já um sistema de vídeo monitoramento estava bom demais. Foram instaladas as câmeras e ele começou a monitorar a sua loja a distância, um certo dia ele entra em contato comigo informando que na noite anterior tinham saqueado a loja dele e solicitou um suporte para baixar o backup das imagens e enviar para polícia.

Nesse mesmo dia estive lá pessoalmente para verificar e identificar o rosto dos bandidos, o sistema de monitoramento fez o seu trabalho perfeitamente e identificou bem o rosto dos ladrões. Mais isso não era garantia de recuperar o estoque que tinha sido roubado! Então o que ajudou a eles poder saquear a loja inteira?

Com certeza o “TEMPO” o tempo que tiveram dentro do local foi o suficiente para poder embalar caixas com todas as mercadorias tranquilamente e sairem com calma deixando a loja vazia naquela noite.

No outro dia o comerciante estava desesperado pois todas as mercadorias tinham sido roubadas, eu rapidamente levei as imagens dos criminosos a policia e com tempo foram pegos porem não conseguiram achar as mercadorias.

(Solução): se no local tivesse um alarme instalado o furto teria sido bem menor ou quase “zero” pois quando a loja é arrombada o alarme acionado começa a fazer um alarme sonoro muito alto no local e o desconforto auditivo gerado pela sirene afasta rapidamente os ladrões fazendo com que eles não tivessem tempo para levar todo o estoque do comerciante, também o alarme aciona até 6 números de telefone na hora que dispara permitindo que fosse acionado o celular do proprietário e que o mesmo entrasse em contato com policiais ou seguranças privado evitado que o empresario perdesse todas as mercadorias.

É muito importante seguir orientações de um profissional da área pois a experiencia em ter vivenciado milhares de situações que o fazem ter uma visão maior sobre segurança em momentos de crise.

Qual ação coletiva pode ser adotada para segurança nas ruas vazias da cidade?

Existe um sistema de monitoramento coletivo que grava na nuvem que pode ser acessado pelo celular de cada vizinho e tem um botão de pânico que pode ser acionado em caso de que algum evento aconteça isso pode estar associado a policia, empresa de segurança ou mesmo em cada guarita de condomínio, nas lojas de rua é possível contratar uma camera cada três lojas e visualizar a frente da mesma com segurança, se todos os comércios fizerem isso o monitoramento e a segurança aumentaria num 100% do lado externo aos comércios e somente com isso seria possível evitar muitos eventos desagradáveis.

Com estas informações acima espero ter ajudado estamos preparando vários outros artigos do interesse em comum que é a segurança de todos, deixo abaixo um link para falar com um especialista em segurança gratuitamente é só agendar um horário.

Link de Acesso: https://materiais.segurancasalvador.com.br/agende-uma-ligacao

Publicado por

Juan Pastorini

CEO - Segurança Salvador Especialista em Projetos de Segurança Eletrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *