Diferença entre Home Theater e Som Ambiente

Qual a diferença entre Home Theater (cinema em casa) e Som Ambiente? O Home Theater é instalado em um local único da casa na maioria das vezes na sala de TV, nesse ambiente são instaladas caixas de som especificas para Home da linha High Definition colocadas duas acima de cada ponta do sofá e três acima da tv ou telão acompanhado de um subwoofer, tudo isso ligado a um Receiver que pode ser gerenciado pelo celular ou pelo próprio controle remoto do aparelho, toda essa montagem de equipamentos é para gerar uma sensação única como quando estamos na sala do cinema, realmente é possível assistir um filme em casa com a sensação de estar no cinema.

O Som Ambiente tem um conceito diferente , por exemplo é possível colocar Caixas de Som em todos os cômodos da residência ou empresa e ouvir o audio gerado tanto pelo spotify como youtube ou mesmo da TV ou outro aplicativo de música além disso é possível fazer isso por zonas tipo na varanda um som e na sala outro ou na sala ter uma música tocando e na varanda nada o som todas essas possibilidades geram um diferencial enorme numa residência além de ficar muito mais elegante o ambiente.

Para explicar porque é importante colocar som ambiente na empresa vou trazer uma historia que aconteceu num cliente nosso.

Por que é importante a Instalação de Som Ambiente na Empresa?

O nosso cliente é advogado e tem uma sala comercial dividida em dois ambientes uma onde fica a secretária e sala de espera e logicamente a outra é a sala dele onde atende os clientes, ele entrou em contato comigo um certo dia para instalar o sistema de monitoramento foram instaladas três câmeras com gravação e acompanhamento no celular, nesse mesmo dia quando chegamos ficamos na recepção aguardando um cliente sair da sala dele para podermos começar o trabalho.

O que me chamou a atenção foi que quando estava no aguardo dele na recepção dava para ouvir toda conversa entre ele e o cliente que estava tendo uma consultoria e como falaram muitas coisas de sigilo não tive outra opção do que conversar com ele e explicar a situação que tinha acontecido, pois isso poderia acontecer com outros clientes dele e não seria legal.

No momento que expliquei a situação ele ficou pensativo e com cara de querer uma solução para isso na mesma hora eu lembrei do som ambiente então falei que a solução ali era reforçar a parede ou colocar um som ambiente pois quando a secretaria chegava na sala colocaria a musica para tocar no ambiente da recepção e com isso quem estava na recepção aguardando ia se sentir mais acolhido e com certeza não daria para ouvir a conversação na sala do advogado, e assim aconteceu foi instalado o som ambiente na recepção e o som num volume baixo ambiente tocava em horário comercial e o resultado de tudo isso foi que os clientes gostavam do som pois descontrai e nunca mais ninguém conseguiu ouvir as conversas do advogado quando estava no atendimento com seu cliente.

É importante colocar Home Theater e som ambiente juntos na residência?

A resposta é que a nossa casa é um ambiente intimo e reservado onde compartilhamos muitos momentos juntos com a nossa família e pode ser que um dia na semana ou mais tenhamos o habito de assistir filmes com com os nossos filhos, esposa ou esposo e isso seja um momento único por isso esses momentos são marcados para sempre nas nossas lembranças e como todos sabemos quanto mais confortável seja o ambiente e parecido ao cinema melhor.





O sistema de Som Ambiente vai ficar ligado no Bluetooth do meu celular?

A maioria dos sistemas de som ambiente tem sistema de bluetooth porém é chato deixar o celular tocando o som ambiente conectado ao bluetooth e no meio da musica receber uma ligação no telefone pois o celular vai dar prioridade a chamada e nesse momento o som interrompe e começa a ouvir a ligação isso acontece com frequência e também a bateria vai embora muito rápido quando o celular esta conectado ao bluetooth, a solução que temos para isso é excelente trata-se de um equipamento que faz o trabalho de ligar o seu sistema de som diretamente ao spotify ou outro app de música ele fica diretamente ligado a sua rede wi-fi e o seu celular não precisa ficar ligado ao sistema, logicamente que podemos dar quaisquer comando de mudança de música a qualquer momento pelo nosso celular com isso o som ambiente fica muito mais estável e muito mais sofisticado esse sistema também é compatível com o nosso sistema de automação.

Num apartamento onde é recomendado instalar as caixas de som?

Tem dois locais que são fundamentais instalar: na sala e na varanda do aparamento pois são dois locais que são bem utilizados além disso quando convidamos alguém para jantar ou convidamos alguns amigos o som ambiente é fundamental pois trás alegria ao ambiente. É possível instalar na cozinha, nos quartos corredor e sonorizar por zona.

Existem Caixas de Som externas para colocar na casa de praia perto da piscina?

Sim existem caixas de som para colocar no chão na beira da piscina como caixas de som para colocar externas perto da churrasqueira que também pode ser gerenciadas pelo amplificador instalado no local que é conectado diretamente no wi-fi da casa e selecionar as músicas na playlist do celular ou diretamente do spotify.

É possível adicionar um subwoofer no sistema de som ambiente?

O subwoofer faz toda diferença no sistema de som ambiente e é possível colocar sim o som com subwoofer fica diferenciado o local correto para colocar ele é na mesma zona das caixas de som, quando colocamos o subwoofer parece que estamos numa boate.

Quando é recomendado começar a instalação de Som Ambiente num apartamento em reforma?

Sempre é recomendado a passagem de fiação de som antes do forro de gesso na realidade é importante tudo o que for cabeamento ser feito no inicio da reforma.

É possível ligar a TV no sistema de Som Ambiente?

Sim é possível sim ligar e ouvir o som da tv nas caixas de som ambiente instaladas e isso se utiliza muito por exemplo quando queremos assistir um jogo de futebol ou assistir um show no youtube sem ser no Home Theater na varanda por exemplo.

Posso controlar o sistema de Som Ambiente pelo celular?

É possível controlar tudo pelo celular mesmo fora do ambiente através da automação veja o vídeo abaixo:

Espero ter ajudado com este artigo, estou a disposição para esclarecer quaisquer duvida referente a instalação de som ambiente e Home Theater deixo abaixo nosso link onde é possível agendar uma ligação para falar com um especialista clicando aqui.





Publicado por

Juan Pastorini

CEO - Segurança Salvador Especialista em Projetos de Segurança Eletrônica.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *